Agenda | Associação e Membros

A Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa promove diversas iniciativas presenciais e online que decorrem nas instituições dos membros associados.

  • Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)

a) Revista Internacional Em Língua Portuguesa

Editada desde 1989, a Revista Internacional Em Língua Portuguesa é uma publicação interdisciplinar da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), com circulação online e distribuída impressa a nível nacional e internacional, para fomentar o intercâmbio de conhecimento de todos os que na América, Europa e África falam português no seu quotidiano e se preocupam com a sua utilização e ensino.

Mais informações

b) Procultura+

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), conjuntamente com 11 instituições de ensino superior de Portugal, obtiveram uma Acreditação de Consórcio Erasmus de Mobilidade para o Ensino Superior, o Consórcio ProCultura+ que é válido de julho de 2021 até dezembro de 2027.

O ProCultura+ é o programa de mobilidade AULP que reúne estudantes e professores com o objetivo de promover a capacitação artística e construção de pensamento critico de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP-TL), através da concretização de 94 mobilidades.

Conheça os testemunhos:

– Professor Manuel Fortes (Universidade de Cabo Verde)

– Professora Maria Helena Pinto (Universidade Pedagógica de Maputo)

 

  • Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

A CPLP lançou portais para a Educação e para a Defesa:

As cooperações económicas e culturais multilaterais são as novas estratégias de desenvolvimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Neste sentido, foi criado um Plano Estratégico de Cooperação em Educação para o período de 2022 a 2026 (PECE-CPLP 2022-2026) que representa um compromisso coletivo de cooperação horizontal e estruturante entre os Estados-Membros no setor da educação. Este plano é um mecanismo abrangente e integrador de sinergias no âmbito da educação, que pretende dar respostas aos interesses e prioridades nacionais dos Estados-Membros.

A Componente de Defesa foi edificada com o intuito de promover e facilitar a cooperação no domínio da Defesa entre os seus Estados Membros, constituindo-se como um verdadeiro instrumento para a manutenção da paz e da segurança.

Mais informações

 

  • Universidade Licungo

A Universidade Licungo outorgaram, pela primeira vez, o título de Doutor Honoris Causa a duas personalidades de reconhecido mérito em Moçambique.

Os eventos decorreram no dia 17 de fevereiro em Quelimane e no dia 13 de março, na Beira.

Mais informações

 

  • Universidade Aberta ISCED (UnISCED)

“Desafios do Ensino Superior no século XXI”é o tema da 2.ª Conferência Internacional da Universidade Aberta ISCED (UnISCED)  que se realiza nos dias 08 e 09 de julho de 2024, em formato híbrido.

A conferência pretende reunir académicos e investigadores para partilhar conhecimentos, experiências e práticas, de forma a oferecer um ensino superior de qualidade no século XXI.

O livro de Actas da conferência será publicado em formato digital. Um total de sete artigos serão selecionados pela Comissão Científica com vista à publicação na Revista Científica da UnISCED.

Mais informações

 

  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Denise Pires de Carvalho, professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi nomeada presidente da CAPES nesta sexta-feira, 16 de fevereiro. A medida consta na Portaria nº 183/2024 da Casa Civil da Presidência da República, publicada no Diário Oficial da União.

Mais informações

Notícia publicada em 04-04-2024