António Carlos Rodrigues de Amorim | Nota biográfica

Vice-presidente da Associação EaDPLP

 

Pós-Doutorado na Escola de Media e Comunicação do Goldsmiths College da Universidade de Londres, em 2017.

Mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Livre Docência.

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa.

 

Atividades académicas e profissionais

Professor Titular (MS-6) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, na disciplina Cultura, Educação e Imagem.

Diretor da Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

Investigador do Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho) e investigador associado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).

Membro Titular do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica/CAPES.

Desde 2007, é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Coordenou o Comitê de Assessoramento da Área de Educação (CA-ED) no CNPq de 07/2022 a 05/2024.

Primeiro Presidente da Subcomissão Permanente de Formação de Professores, órgão assessor da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, entre os anos de 2004 e 2008.

De 2012 a 2014, foi coordenador de pesquisa da Faculdade de Educação da Unicamp.

De 2018 a 2021, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp e vice-coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPED.

De 08/2023 a 05/2024, foi coordenador geral dos programas de pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. No âmbito da Unicamp, foi representante de unidade acadêmica em várias comissões ligadas à avaliação e desenvolvimento institucional, bem como membro titular da área de Ciências Humanas, Letras e Artes na Comissão Permanente de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa – CPDI, órgão da Secretaria Geral da universidade.

Foi editor chefe de periódicos científicos altamente qualificados, tais como a Revista Brasileira de Educação (RBE), a Revista Educação Temática Digital (ETD), a Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (REnBio) e da Revista Pró-Posições.

Participou em diretorias de associações científicas, tais como SBEnBio, Associação de Leitura do Brasil (ALB), ANPED, CEDES.

Tem experiência de investigação na área de Educação, com ênfase nas relações entre Currículos e Culturas Audiovisuais. Nas pesquisas, procura articulações principalmente entre os seguintes temas: educação, arte e cultura visual, educação, tecnologias e comunicação, currículo, imagens e pós-estruturalismo, divulgação científica e cultural.