Suzana dos Santos Gomes | Nota biográfica

Vice-presidente da Associação EaDPLP

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mestre e Doutora em Educação pela mesma instituição.

Pós-doutoramento na Universidade de Lisboa (UL) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), tendo orientado pesquisas de pós-doutoramento, doutoramento e mestrado.

Atividades académicas e profissionais

Docente na UFMG (graduação e pós-graduação), Suzana Gomes foi assessora pedagógica do Centro de Educação a Distância. Atuou como coordenadora geral na Rede Nacional de Colaboradores que reúne observadores dos exames e avaliações da Educação Básica executados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Integrou o grupo de estudo que monitorou e avaliou o Ensino Remoto Emergencial na universidade e o grupo de estudo que atuou na implantação do Ensino Híbrido na universidade.

É ainda investigadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da UFMG e do Grupo de Pesquisa-Ação sobre Universidade e Educação Superior – Universitátis, desenvolvendo estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, gestão escolar e académica, formação de professores e didática.

Também é responsável pela operacionalização das ações de articulação, aprovação, implantação, coordenação e monitorização dos programas e cursos superiores, em Educação a Distância – EaD, ministrados pela Instituição Pública de Ensino Superior – IPES, em polos de apoio presencial, por intermédio do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB.

Além da coordenação do Sistema UAB, a DED tem sob sua responsabilidade a gestão dos Mestrados Profissionais para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica – ProEBs.

Desempenha as funções de Diretora de Educação a Distância – CAPES, Brasil desde 31 de março de 2023.