Desafios para a Docência Online – 1.º Seminário da EADPLP

A Associação para a Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EADPLP) foi constituída com o patrocínio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em sessão pública que ocorreu no Palácio de Penafiel, sede da CPLP em Lisboa, no dia 7 de maio de 2018, com a presença dos sócios fundadores, embaixadores dos países membros da comunidade, representantes do Governo e da Assembleia da  República e a participação de especialistas internacionais convidados.

A missão da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa tem como linha orientadora valorizar a criação de conhecimento em rede na comunidade de língua portuguesa no mundo.

Para concretizar esta missão a associação tem como objetivo imediato contribuir para a valorização da língua portuguesa como língua de conhecimento para a inovação na sociedade digital. Para conseguirmos que seja uma língua de valor nas artes, nas humanidades, na ciência e na tecnologia na sociedade digital é necessário conduzir um processo de colaboração intensa entre as instituições dos países que integram a comunidade.

O primeiro momento para concretizarmos esta colaboração passa, necessariamente, pela partilha de ideias, pensamento estratégico e desenvolvimento de cenários de ação conjunta. Mas este momento só poderá ser conseguido depois de estabelecermos um entendimento comum nas matérias que elegemos como prioritárias para a intervenção da associação na comunidade.

E estas são a formação para a docência online, a inovação pedagógica, a qualidade e regulação.

Entendemos que estas linhas de ação são fundamentais para estabelecer a partilha e, a partir desta, construirmos uma voz maior para a afirmação da escala de valor da língua portuguesa como língua de conhecimento na sociedade digital.

Deste modo, iremos dar início às nossas atividades com a realização de um ciclo de conferências online dedicadas, em primeiro lugar, ao tema  desafios para a docência online, a qual terá lugar entre os dias 20 e 24 de maio.

A abertura deste ciclo de conferências tem como convidado o Prof. Dias de Figueiredo, da Universidade de Coimbra, cujo pensamento neste domínio tem o maior reconhecimento internacional.

O maior desafio consiste em sabermos construir, em conjunto, a proximidade virtual, social e cognitiva, na educação aberta e em rede para afirmarmos a comunidade de língua portuguesa como expressão de conhecimento e valor na sociedade digital.

Paulo Maria Bastos da Silva Dias

Presidente da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa

 

PROGRAMA

 

Modalidades de participação

  • Conferencistas e Convidados Especiais: os que farão conferências plenárias.
  • Moderadores: os que ajudam na mediação dos fóruns
  • Participantes: os que fizeram inscrição e que irão interagir no seminário, sem comunicação.

Os participantes receberão o certificado (de acordo com as regras estipuladas pelo Seminário) de 1 ECTS, ou seja, 30 horas (para o Brasil será equivalente a um certificado de curso de extensão).

 

Orientações gerais

Este seminário é online, assíncrono, aberto e gratuito.

O idioma comum é a Língua Portuguesa.

Os conteúdos serão disponibilizados ao longo do evento e estarão disponíveis até ao término do mesmo.