IV Congresso Internacional da Universidade Católica de Moçambique sobre Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

Estão abertas inscrições para o  IV Congresso Internacional da Universidade Católica de Moçambique (UCM), que se realiza nos dias 20 e 21 de novembro de 2019 em Maputo. A edição de 2019 é dedicada ao tema Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: Experiências e Desafios.

A pertinência desta temática, particularmente no contexto moçambicano, é extremamente relevante, considerando, por um lado, a expansão que se verifica em termos de instituições de ensino superior e, por outro lado, as exigências, nacionais e internacionais, que, cada vez mais, se fazem sentir no contexto da qualidade do serviço público que as instituições de ensino superior devem prestar à sociedade.

As Práticas Pedagógicas, por sua vez, constituem uma preocupação central tanto para as instituições de ensino, em geral, como para o ensino superior, em particular. Debater esta temática, em profundidade, e trazer para o debate público alguns dos principais resultados produzidos no âmbito de investigações, tal é o principal propósito do IV Congresso Internacional da UCM.

Pretende-se proporcionar um debate académico onde se privilegie a triangulação de vários olhares disciplinares em torno desta temática tão premente. Neste contexto, os principais objectivos são os seguintes:

  • Aprofundar os quadros teóricos, conceptuais e disciplinares que sustentam as práticas pedagógicas no âmbito do ensino, em geral, e no ensino superior, em particular;
  • Convocar vários olhares disciplinares e interdisciplinares em torno dos diversos significados e sentidos de que se revestem as práticas pedagógicas;
  • Partilhar estudos, experiências e projectos de investigação, tendo como objecto privilegiado as diversas áreas definidas no âmbito dos painéis deste Congresso.

A conferência de abertura “Práticas pedagógicas e ensino superior: alguns elementos de reflexão” será proferida pela prof.ª doutora Isabel Alves, da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro – Portugal.

 

Procedimentos e prazos:

  • As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de Outubro de 2019.
  • A submissão de resumos e artigos pode ser feita até 31 de julho de 2019 para congresso.ucm.2019@ucm.ac.mz. Incluir os seguintes dados:

1.  Autor(es) e Filiação institucional;
2. Contactos: e-mail pessoal/institucional;
3. Resumo: mínimo de 150 e máximo de 200 palavras;
4. Entre 3 a 5 palavras-chave.

Para orientações sobre a elaboração de resumos e artigos  clique aqui.

 

Mais informações disponíveis na página do IV Congresso Internacional da UCM.