Qualidade e Regulação na Educação Online

Nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2019, tem lugar o 3.º Seminário da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EADPLP), dedicado à Qualidade e Regulação na Educação Online, promovido pela Universidade Eduardo Mondlane, no âmbito da sua participação enquanto Vice-presidente da EADPLP e responsável pelo pilar da Qualidade e Regulação aplicada ao Ensino a Distância.

A EaDPLP é uma pessoa coletiva de direito privado, de substrato associativo e sem fins lucrativos, que agrupa as universidades da comunidade dos países de língua portuguesa, bem como outras instituições de ensino superior ou entidades da sociedade civil nela filiadas, que tenham como missão a prática da educação a distância. O funcionamento da associação prevê várias realizações entre elas seminários, conferências entre outros eventos.

Este Seminário tem como objetivo geral debater sobre a Qualidade na Educação a Distância (EaD), promovendo um espaço de debate e partilha de experiências no contexto dos países de língua portuguesa membros da EADPLP.

 

Modelo do seminário

O Seminário realiza-se online, usando como meio a plataforma moodle. Terá uma sessão plenária gravada em vídeo com a duração de 15 a 20 minutos que será disponibilizada na plataforma, seguida de 4 temas de debate que serão lançados em igual número de fóruns na plataforma.

 

Fórum de debate 1

Tema: Acreditação de instituições de EaD

A qualidade é uma realidade tão fácil de entender intuitivamente quanto difícil de definir com a clareza e precisão necessárias. A qualidade, de fato, é uma realidade complexa pelo menos decorrente da análise da bibliografia, embora não se tenha sempre a mesma perspetiva.

O primeiro espaço de fórum de debate irá versar sobre a acreditação das instituições de EaD. Neste tema pretende-se que os participantes possam partilhar informações e experiências sobre os procedimentos da acreditação das instituições que oferecem cursos a distância nos seus países e os resultados desde processo.

 

Fórum de debate 2

Tema: O desenvolvimento tecnológico e a garantia da qualidade na EaD

As tecnologias de Informação e comunicação tem estado a desenvolver-se dia após dia. Este desenvolvimento tem trazido vantagens a esta modalidade de ensino no que se refere a interação, comunicação e melhoria dos próprios processos pedagógicos. Não obstante estas vantagens, traz consigo os seus desafios. Neste fórum de debate pretende-se discutir aspetos relacionados com as possibilidades que a tecnologia nos oferece e a garantia da qualidade de todos os subsistemas da EaD.

 

Fórum de debate 3

Tema: Gestão da qualidade no EaD

A Educação a Distância tem vários subsistemas que todos eles devem trabalhar interligados com vista a garantia de qualidade dos cursos oferecidos nesta modalidade de ensino.

Gerir a qualidade na EaD implica desenvolver um conjunto de atividades coordenadas de modo a administrar e controlar os programas de EaD baseando-se em políticas e diretrizes que levem ao alcance dos objetivos traçados e constitui-se como uma decisão estratégica.

Neste quarto fórum de debate, pretende-se discutir sobre como é que as instituições procedem para garantir que os diferentes subsistemas de EaD funcionem de forma coordenada e que políticas tem sido adotadas com vista a garantia da qualidade.

 

Destinatários

O Seminário é destinado a docentes, estudantes, profissionais que atuam na área do EaD ou não, e todos interessados em matérias de EaD.

 

Resultados

No fim do Seminário esperam-se os seguintes resultados:

  • Conhecimento dos critérios e indicadores usados na avaliação da Qualidade das instituições de EaD
  • Conhecimento dos critérios e indicadores usados na avaliação da Qualidade dos programas de EaD
  • Partilha das experiências sobre a gestão da Qualidade nas instituições de ensino que oferecem EaD
  • Fortalecimento de práticas e procedimentos na avaliação da Qualidade da EaD

 

Organização

O seminário será organizado pela Universidade Eduardo Mondlane no âmbito das atividades da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa.

 

Intervenientes

Abertura do Seminário: Apresentação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) vs EaD em Moçambique | Magnifico Reitor da UEM Prof. Doutor Orlando Quilambo

Sessão Plenária: Qualidade do EaD no Ensino Superior | Gabinete para Qualidade Académica da UEM

 

Moderadores dos fóruns

  1. Lina Sara Hunguca Chovano do Rosário – Universidade Eduardo Mondlane
  2. António Domingues Franque – Universidade de Aveiro
  3. Nilsa Pondja Cherinda – Universidade Eduardo Mondlane

 

Orientações gerais

Este seminário é online, assíncrono, aberto e gratuito.

O idioma comum é a Língua Portuguesa.

Os conteúdos serão disponibilizados na plataforma ao longo do evento e estarão disponíveis até ao término do mesmo.

Em caso de dúvidas contacte eventos.cplp@uab.pt

 

Modalidades de participação

  • Conferencistas e Convidados Especiais: os que farão conferências plenárias.
  • Moderadores: os que ajudam na mediação dos fóruns
  • Participantes: os que fizeram inscrição e que irão interagir no seminário, sem comunicação.

Os participantes receberão o certificado (de acordo com as regras estipuladas pelo Seminário) de 1 ECTS, ou seja, 26 horas.

Regras estipuladas pelo Seminário para receber o Certificado: em cada dia do Seminário, cada participante deverá interagir nos fóruns de conteúdos com no mínimo 3 posts (de 23 a 25 de outubro de 2019).

 

PROGRAMA

INSCRIÇÕES

PLATAFORMA